quinta-feira, 3 de março de 2016

Plano de Aula




Disciplina:

Português

Tema:

Encontros Vocálicos

Objetivos:


  • identificar encontros vocálicos;
  • saber ler as palavras formadas no texto;
  • despertar o interesse pelas palavras e pela leitura.

Desenvolvimento

Serão escritas no quadro os encontros vocálicos, explicando aos alunos como são feitas as leituras. Muitos ainda se encontram lendo A com I ou A e I em vez de AI. Eles precisam ler as vogais e não dizer que vogais são. Nessa etapa, muitos tentam adivinhar o que está escrito em vez de ler.

Escrevi no caderno deles os seguintes encontros vocálicos:

AI     EI     OI     UI     AU     EU     IA    OU     AUÊ     UAU     EIA     AIO*

E pedi para treinarem a leitura. Em outra aula, fui escrevendo os encontros vocálicos no quadro com letra bastão e pedi para eles copiarem no caderno mas em letra cursiva. Alguns fazem a letra cursiva separada, disse que nos encontros e palavras, as letrinhas dão as mãos.

Cada aluno recebeu uma ficha dos encontros vocálicos (pegue a sua clicando aqui) para treinar a leitura. Participaram de uma atividade lúdica com massa de modelar, modelando na mesa os encontros vocálicos e lendo em seguida. 


*o mesmo que babá.

Na segunda aula, após treinarem leitura com a ficha, um a um foi chamado para o quadro para escrever e ler um dos encontros vocálicos da lista. Receberam uma história em quadrinhos para ler e pintar (pegue a sua clicando aqui e também essa outra opção).

Na terceira aula receberam essa atividade impressa para escrever os encontros vocálicos presentes nos miolos das flores e completar os balõezinhos das conversas.



Na quarta aula participaram do Jogo da Memória dos Encontros Vocálicos. Confeccionei esse jogo com CDs velhos, E.V.A. e imprimi os encontros vocálicos para colar nos CDs. Foi um sucesso essa atividade! Para baixar e imprimir os Encontros Vocálicos no tamanho dos CDs, clique nos encontros abaixo:











Postagem anterior
Próxima postagem

Elaborado e escrito por:

Pedagoga, artesã, adepta da paleo, crossfiteira, esposa e mãe. Criatividade à flor da pele. 

0 comentários: