sábado, 1 de agosto de 2015

Tema:

Sentimentos e Emoções

Objetivos:

Estimular valores éticos e morais, tais como: respeito, solidariedade, compaixão, amizade, trabalho em equipe, entre outros;
Trabalhar as emoções;
Incentivar a criatividade, a imaginação e a fantasia;
Ampliar o vocabulário;
Desenvolver a linguagem oral.

Conteúdo:

Contação de história: A galinha ruiva
Carinhas com expressões faciais

Metodologia:

História da galinha ruiva com dedoches;
Músicas: Sítio do Seu Lobato, Galinha Pintadinha, Meu pintinho amarelinho;
Carimbar as mãos das crianças com guache vermelho e amarelo para fazer a galinha ruiva e os pintinhos;
Perguntar as expressões faciais impressas na sulfite, pedindo para as crianças pintarem da mesma cor e ligá-las em seguida.




Confeccionei os dedoches e as carinhas no E.V.A. durante a semana. Como gosto de dar os meus pitacos, adaptei outros personagens à história da Galinha Ruiva (para ver a história, clique aqui).

Com a minha turma trabalho o pedagógico de manhã e à tarde por causa dos alunos de meio período. A vantagem é que os alunos que escutam a mesma história novamente gravam bem os conteúdos. Então contei a história de manhã na sala e à tarde no gramado para aproveitar o lindo dia ensolarado.



Nessa fase do Maternal II (agora Grupo 2), as crianças são egoístas ("o brinquedo é meu", "papai é meu"), então estou trabalhando o aspecto do trabalho em grupo, de dividir brinquedos, alimentos, aguardar a sua vez e por aí vai. A história da Galinha Ruiva caiu como uma luva! 

E no final da história, os pequenos saborearam um delicioso bolo de milho!

Depois da história, eles fizeram a atividade de carimbar a mãozinha para formar a galinha ruiva e os pintinhos.



No dia seguinte, levei as carinhas e trabalhei as expressões com eles, pedindo para repetir as mesmas feições que eu fazia (alegria, medo, raiva, tristeza). Nesse dia, eles fizeram a atividade impressa que está nesse link aqui.





Postagem anterior
Próxima postagem

Elaborado e escrito por:

Pedagoga, artesã, adepta da paleo, crossfiteira, esposa e mãe. Criatividade à flor da pele. 

1 comentários: